Montanhas. Espetaculares. Distantes. Intimidadas.
No Uruguai, não tanto. Não é um país conhecido por suas montanhas, por não ter nenhuma por lá. Porém no nosso caminho de Punta del Diablo para Punta del Este, nós fizemos uma visita rápida ao ponto mais alto do país. Um morro que chega a 513.66m sobre o nível do mar, com um acesso super fácil até o topo. Onde está uma usina éolica gigante, que ajuda a estrada de terra estar surpreendente boa.
Passamos por Rocha, e alguns povoados menores ao longo do percurso. Esquecidas vilas onde parece que nada mudou muito nas últimas décadas. É como se voltássemos no tempo.
Estacionamos no topo da colina onde tem uma placa sinalizando , que quase não se lê, parece até ter sido baleada várias vezes. Como não havia abertura na cerca, nos esprememos entre os arames farpados para cumprir nossa missão de chegar ao pico mais alto do Uruguai.
Em uma breve caminhada, tipo 5 minutos, nos levou à formação rochosa que dá a colina seu nome – Cerro Catedral. Este tipo de afloramentos de rochas são bastante comuns nesta área. Nós lembrou um pouco um parque nacional em Clare na Irlanda chamado Burren.
Quando você avistar uma pequena torre de concreto com um triângulo, este é o pico!
E aí está o Jack sendo o ponto mais alto do Uruguai.
Fizemos nossa brincadeira com as bandeiras, nos aquecemos um pouco com uma garrafa de chá, e voltamos para o carro correndo da neblina, que estava vindo a nossa direção e deixando tudo branco, toda a paisagem sumiu em segundos. Agora podemos riscar este ponto na nossa lista!
Pontos mais altos dos países já visitados (Até 2016):
- País de Gales (1,085m)
- Irlanda (1,038m)
- Paraguai (842m) LINK TO VILLARICA ARTICLE
- Uruguai (514m)
E no caminho de volta fomos recompensados com um raio a distância. Como estava no nosso caminho valeu a pena a visita ao Cerro Catedral, a vista das cerras com a usina éolica é bem impaciente.
Gostei muito. Obrigado.
Fique seguro e saudável!
LikeLike
Olá Marina, que viagem espectacular! Parabéns também pela estrutura do blog: as duas línguas lado a lado, o mapa com o percurso, as fotos espectaculares… somos grandes fãs! 🙂
Hey Jack, what a trip! Congrats also on the blog’s structure: Portuguese and English side-by-side, the map with your route, the cool photos… we’re big fans! 🙂
LikeLike