Às vezes, você vê um fenômeno natural e pensar, como isso poderia ter se formado por si só? Que forças, ao longo de milênios, poderia contorcer a terra em tais formas e tamanhos estranhos e improváveis.
Lajedo de Pai Mateus é um desses lugares.
Cerca de 45 minutos de carro ao norte de Cabaceiras (você provavelmente terá que parar e pedir indicações, não há placas indicando o caminho) para o Hotel Fazenda Pai Mateus (aviso: áudio). Por ser parte da propriedade privada do Hotel, é preciso estar acompanhado por um guia. O custo é de R$ 15 (€ 3,75) para o passeio (vale a pena, o guia é super informado), no fim da tarde é o melhor momento para ir, ver o pôr do sol do Lajedo é um daqueles momentos que se guarda na memória para sempre.
IMG_9137
Uma colina de rocha nua elevando-se acima do cerrado, que está coberto por pedras gigantes de diferentes tamanhos. Algumas podem ter o tamanho de uma vaca, alguns do tamanho de um camião.
Pai Mateus, é o nome de uma figura local semi-mítica, um ex-escravo e místico, que viveu sob a pedra maior aqui por muitos anos.
Algo ainda mais estranho, é que as rochas aqui cantam. Todos elas têm uma musicalidade natural, e qualquer um pode bater uma dessas pedras para ouvir o som característico de um sino.
Verdadeiramente, um local surpreendente.
Advertisements