Onde é a praia mais longa do mundo?

No Brasil é claro! Aqui estão as vastas areias da praia do Cassino que se estende for mais de 254 km de comprimento, desde o norte da cidade de Rio Grande até a fronteira com o Uruguai em Barra do Chuí. Da para acreditar em uma praia mais longa do que a distância de João Pessoa a Recife? Mais ou menos a mesma distância de Recife a Maceió! Me parece uma loucura… Areia… Comprida… Plana… Tão plana que é possível até dirigir nela!

Voltando a falar de Passo Fundo onde conhecemos o grande Caio pelo Couchsurfing. Alguns anos atrás, como o ele havia nos contado, ele com o seu amigo Diego fizeram uma viajem de carro até Ushuaia. Então viemos até Cassino para escutar o outro lado da história. E é claro por ter uma casinha nos esperando para ficar.

Obrigada Caio e Diego!

Aproveitamos o máximo da praia!

Pela praia gangues de cães desfilavam por todos os lados, perseguindo carros e procurando alguém que lhes de alguma atenção. Nos pareceu que eram todos cachorros abandonando, estavam super bem cuidados e muitos eram de raça. Por ser uma praia mais de veraneio, imagino que as “boas” pessoas que tem casas por aqui, vem curtir o verão, trazem seus cachorros, mas acabam abandonando por aqui. Sei la é difícil de acreditar que alguém tem esta capacidade… Eram muitos, literalmente cada esquina tinha um, dois até dez deles perambulando. Eles seguiram nosso carro, rodeando sem parar por alguns minutos (como você pode ver no vídeo!). Até que saímos do carro, com medo de atropelar um deles.

Os cães e as aves marinhas parecem ter um trato para deixam um ao outro em paz, e aproveitarem os últimos raios de sol. Não vimos nenhum dos cachorros “brincando” com os pássaros, eles parecem viver em harmonia. Não sei como eles conseguem segurar os seus instintos…

Última noite no Brasil, e somos presenteados com um pôr do sol desses de tirar o fôlego e na praia, não posso pedir mais nada. Parece que é de propósito para não o deixar…Que delícia foi te conhecer melhor meu país. Nesta viagem me apaixonei todos os dias com paisagens, pessoas, costumes, comidas…tudo que esse país lindo, gigante e super multicultural nos mostrou. Muito obrigada a todos que nos ajudaram, deram força e casa no decorrer dessa jornada! …Só me caiu a ficha que estamos deixando o Brasil esta noite, noite fria com o coração apertado já de saudades…Espero que desta vez até logo. Até o ano que vem!

Na manhã seguinte seguimos uma viagem mais sombria, através de uma paisagem árida e remota. O que nunca imaginávamos era que por trás daquela enorme praia estavam centenas de quilômetros de terras agrícolas, pântanos e infelizmente centenas de capivaras mortas. O que supostamente seria uma reserva ecológica do Taím, virou um cemitério a céu aberto. Um horror! Não existe nenhum controle de velocidade por ali, placas sim, mas ninguém respeita então qualquer animal que tente atravessar a estrada suas chances de sobreviver são pequenas. Ficamos chocados com tudo isso…

Nesta estrada aterrorizaste encontramos o Maxwell pedindo carona, para a próxima cidade na fronteira com o Uruguai. Ele trabalha como soldador em uma fábrica, produzindo as estruturas de apoio para turbinas eólicas, para uma usina que estávamos vendo dali. Ele nos contou que esta era a maior usina eólica da América Latina, então depois do almoço fomos checar este mostro de energia. A quantidade de usinas eólicas no sul do Brasil foi algo que nos impressionou, próximo a costa sempre a uma por algum lado, são muitas mesmo que passamos na viagem.

Nós deixamos o Brasil depois de completamos as formalidades da fronteira, pouco antes da cidade de Chuí, o último lugar no Brasil. Eita coração! Já estou com saudades do meu país e de falar português… Uma coisa que não contei é que esses últimos dias no Rio Grande do Sul estávamos correndo um pouco cantra o tempo por conta do visto o Jack. Queríamos sair do país uma semana antes do visto vencer, para ter alguma flexibilidade se precisarmos voltar antes do fim do ano…Mas descobrimos que ele tinha muito mais tempo que achávamos. A verdade é que é bem mais complicado os cálculos do período de visto uma vez que não seja a sua primeira vez no país. Vamos explicar isso em detalhes no próximo post.

A Barra do Chuí é quase o ponto mais sul no Brasil, geologicamente só sendo vencida por uma pequena faixa de terra ao longo de um rio nas proximidades. Que tentamos chegar até la, mas não tinha caminho. Então acho que podemos dizer que chagamos ao fim do Brasil, como eles falam aqui no fim do mundo! Em Chuí, do lado brasileiro, tentamos visitar um farol que é gerido pela marinha- brasileira, mas estava fechado para visitantes…

Então seguimos viagem, cruzamos a fronteira e marcamos mais um país na nossa lista! ¡Hola Uruguay!

fullsizerender

Na imigração Uruguaia eles foram bem atenciosos, diferente do que normalmente se espera. Foram super insistentes em checar todos os documentos para ter certeza que tínhamos tudo em mãos. Melhor assim para não virmos a ter nenhum problema no futuro. Entre algum questionamentos, perguntaram ao Jack “Você gosta da rainha da Inglaterra?”. “Claro que não”. 🇮🇪 Entrada permitida!

Próxima parada, a pequena cidade de Punta del Diablo. Super acolhedora e charmosa onde passamos o resto da semana bem acompanhados de varias garrafas de vinho, um gatinho, ao lado da fogueira e com vista para o mar. Não podíamos pedir por mais nada… Um paraíso a nossa espera…

Curiosamente: uma seção da estrada que passamos após a fronteira também funciona como uma pista de avião!