Sabemos que a região Nordeste do Brasil é geralmente árida, uma vez que você entra no interior uns 100-
150 km. Que é o nosso Sertão.
mapa_do_projeto_de_integrac3a7c3a3o_do_sc3a3o_francisco
Credito: wikipedia/Ministério da integração nacional
No desejo de espalhar algumas melhorias a estas, muitas vezes pobres região, o governo federal brasileiro iniciou um programa gigantesco de obras públicas, conhecida como a “Transposição do Rio São Francisco”, que irá transportar 1,4% da água do rio São Fransisco, através de centenas de km de canais, aquedutos e túneis subterrâneos. Isso é para ser usado para o consumo doméstico, irrigação agrícola, e na indústria.

Um documentário sobre o projeto:
O São Francisco é de longe o mais importante rio no nordeste, conhecido por todos aqui como Velho Chico. A importância ambiental, económico e histórica, deste rio são imensas. Até existe a novela no momento chamada Velho Chico, com personagens cujas vidas giram em torno dele.
Velho_Chico_logo
Credito: TV Globo
Então, como seria de esperar, o projeto tem sido objecto de alguma controvérsia. Não vou entrar em detalhe aqui, mas você pode ler alguns das criticas.

A TV na Paraíba recentemente tem mostrado muitas propagandas do governo estadual sobre o seu Projeto Água Viva, que faz parte do plano nacional de Transposição. Sentada em uma varanda em um confortável apartamento em João Pessoa, olhando para a chuva de verão, parece um mundo distante, mas durante a nossa viagem através do Sertão, nos deparamos algumas vezes com regiões super secas e com obras em andamento para a transposição.
A barragem Boqueirão (Açude Público Epitácio Pessoa) está recebendo uma reforma, para acomodar mais água vindo do sul, e para aumentar a oferta de saída para a região vizinha. Novos tubos de grande diâmetro estavam sendo estalados ao lado da estrada.
Aqueduct near Monteiro
Um pouco mais na frente, apenas alguns km depois da fronteira Paraíba / Pernambuco, perto de Monteiro, nós dirigimos através de uma ponte sobre um dos novos canais. Ainda seco, e cercado por equipamentos de construção, parecia estar pronto para ser conectado em breve.
O interior do Sertão da espaço a um planalto de 800-1000m, onde frequentemente é muito mais frio do que você esperaria em latitudes tão perto do equador. Passamos por uma cidade, Garanhuns, conhecido como a “Suíça de Pernambuco”, onde as temperaturas podem cair para tão baixo quanto 7 °C durante o inverno. Eles tem até chalés e relógios de flores iguais da Suíça. Por ser tão alto o vento é bem forte, e portanto a potencial de geração de energia.
Perto da cidade de Venturosa, passamos por um local onde a instalação de turbinas eólicas estava ocorrendo. A escala é verdadeiramente enorme. Geradores e segmentos da torre do tamanho de casas, hélices do tamanho de um avião. Esta usina irá eventualmente obiter 233 turbinas, fornecendo 398MW de potência, (suficiente para cerca de 400.000 casas)
Apesar de todas as manchetes de notícias sobre o Brasil com foco na instabilidade política, e da recessão … Há uma abundância de coisas se desenvolvendo aqui também, não são só más notícias!
Advertisements