bahia minas routeNosso tempo na Chapada Diamantina tinha que chegar ao fim eventualmente. O caminho pela frente era longo, mas tínhamos um plano. Chegar a Belo Horizonte, em 3 dias. Seguindo ao sul de Ibicoara, passado por Vitoria da Conquista, e deixando o estado da Bahia pela cidade apropriadamente chamada Divisa Alegre. Uma viagem de 1.130 km, equivale aproximadamente a distância de Paris para Florença na Itália. Para os nossos leitores americanos, acho que de New York a Chicago.

 

A Bahia é famosa por sua cultura afro-brasileira, música, danças e comida. Não pelas suas estradas! Nós estávamos achando que as de Pernambuco eram as piores que iríamos passar, mas Bahia estabeleceu um novo patamar. Pelo menos, as estradas estavam calmas!

giphy4Na nossa frente estava o estado de Minas Gerais. Um território maior que a França, e uma grande mudança na paisagem. Planícies enormes, fazendas circulares do sul da Bahia dão lugar a montanhas, florestais de eucalipto intermináveis e um mundaréu de caminhões.

Nós finalmente chegamos à nossa primeira parada para uma pernoite, a cidade de Salinas, “mundialmente” famosa em Minas Gerais por sua cachaça. Ninguém sabe explicar por que é a melhor, mas todo mundo diz que é  sim. Talvez quantidade quer dizer qualidade?

IMG_5687

Em Salinas ficamos na “Pousada Porto Seguro“, do lado da rua principal. Simples mas confortável, nos custou R$ 80/ €20 pela noite. Nos indicaram um Restaurante bem pertinho e muito bom, e barato. Foi uma boa escolha para nosso primeiro jantar mineiro.

Na manhã seguinte: Desastre! Um furo no pneu.

Felizmente no Brasil sempre temos um mecânico e uma borracharia a cada esquina. Salinas não foi uma exceção. Dentro de uma hora estávamos de volta a estrada.

Nós passamos por algumas partes de estrada de terra no caminho! Esta vale a pena dar uma olhada, “maiores sucessos” na semana passada.

Mas a cachaça não foi o único álcool que provamos na nossa viagem. Nosso carro também provou um pouco do doce etanol brasileiro. Quase todos os carros vendidos no Brasil hoje em dia, vêm com motores “flex-fuel”, mas é quase um presente grego. Geralmente o consumo de combustível é cerca de 30% maior com etanol, de modo que o preço tem que ser igual ou menor a 30% para compensar essa diferença. Descobrimos que isso geralmente não é o caso, até agora.

Hà algo mais que os posto de gasolina de Minas são especialistas em? Excelente comida! Quase sem exceções, nós encontramos restaurantes super saborosos e baratos, e muitas vezes eles têm até fogão a lenha. Você nunca irá encontrar um desses nas estradas da Irlanda …

IMG_1350

O nosso carro bêbado nos levou por mais algumas centenas de quilômetros mais ao sul, através de longas retas, com pequenas montanhosa.

Passando por algumas cidades com nomes extremamente estranhos:

Antes que começamos a subir na Serra do Espinhaço, o início da Estrada Real em Minas. Este é o lugar de onde veio toda a riqueza do Império Português no século 18. Diamantes, ouro, prata e  outras pedras preciosas. Todas extraídas desta região por escravos africanos.

Advertisements