A próxima parada depois do Rio de Janeiro é a gigante metrópole, a maior cidade do Brasil, São Paulo. A famosa cidade da garoa onde você respira cultura. Em nossa viagem entre as duas cidades, tivemos muito para ver!

Você vai ter notado no vídeo a visita rápida a “Finlândia“. Como é que um pedaço da Finlândia foi acabar lá no sudeste do Brasil? Um estranho tema histórico conhecido como as “migrações utópicas” os levou ao outro lado do mundo, para acabar nesta pequena cidade.

Alguns anos atrás o Jack teve a oportunidade de passar um tempo na Finlândia como estudante de Erasmus, então não poderia resistir a oportunidade de visitar este mini-Suomi (Finlândia)!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Jack, saindo Helsinquia no balsa para Tallinn, em 2009. Visite Finlândia!

No final do século 19 e começo do século 20, grupos de idealistas de todo o mundo começaram a experimentar novos sistemas sociais. Comunistas, vegetarianos, fundamentalistas religiosos. Sua frustração com os sistemas de governo estabelecidos em seus países de origem, os estimulou a sair do país por um bom tempo, e levar os seus seguidores com eles.

Com as políticas super generosas de imigração, e abundância de terras para assentar, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai foram popularmente o destino para suas colônias no Novo Mundo.

Nós pretendemos visitar um pouco mais essas diferentes colónias, alemães em especial no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no Paraguai, e na Argentina existem algumas. É sempre bem curioso observar as misturas de culturas de diferentes país e as incorporações de religiosos, costumes e comidas dos imigrantes.

IMG_2400

Penedo, no estado do Rio de Janeiro, foi fundada por um pastor finlandês e seus seguidores em 1929. Eles planejavam seguir um estilo de vida estrito, com fortes regras e vegetarianismo, aparentemente eram as principais doutrinas. Não surpreendentemente, tentar proibir seus seguidores de dança não funcionou muito bem na terra do samba, então eles tiveram que afrouxar as regras muito rapidamente. Muitos dos primeiros imigrantes finlandeses não conseguiram lidar com o clima quente e tiveram de voltar para a Finlândia depois de um tempo.

Hoje, entre os remanescentes descendentes dos finlandeses em Penedo, apenas algumas dezenas falam finlandês embora muitos já visitaram sua terra de origem, uma vez que eles podem aplicar para passaportes finlandeses. A cidade hoje tem muitas lojas e restaurantes com um tema falso nórdico. É bem caricata, mas é divertida e super bonitinha. Vale a pena uma parada rápida para conhecer, e sendo bem no meio do caminho empresa Rio e São Paulo, um lugar bom para descansar e fazer um lanchinho para continuar a viagem.

Um grande “Kiitos paljon” (muito obrigada) ao colega blogueiro Sartenada, que nos deu a dica sobre a cidade de Penedo, nós provavelmente passaríamos sem conhecer está cidadezinha linda se não posso por ele!

IMG_2401
Alemães também!
Advertisements